Friday, 20 July 2012

MANUAL DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO, Tatiana Waisberg (2012 forthcoming)


MANUAL DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Conteúdo Esquematizado * Jurisprudência * Questões de Concursos * Legislação

A reforma do Poder Judiciário, com o advento da EC 45/04, e a crescente demanda de estudantes do curso de Direito por conhecimentos relativos ao conteúdo cobrado em concursos públicos, levou à abordagem da disciplina afeta ao Direito Internacional Privado (DIPr) diversa da abordagem teórica proposta pela obras doutrinárias. Inspirada nessas transformações, a proposta deste Manual de DIPr é apresentar material complementar à doutrina da disciplina, deslocando o foco da teoria para a legislação e jurisprudência brasileira.
Este Manual de Direito Internacional Privado apresenta o conteúdo da disciplina em 12 capítulos. Optou-se pela inclusão não apenas de temas tradicionais relativos ao conflito de leis no espaço mas também temas interdisciplinares. Devido ao caráter estritamente teórico de alguns temas, sobretudo introdutórios à disciplina, alguns capítulos, entretanto, não incluem a seção referente à jurisprudência. No capítulo 1, 2 e 3 são desenvolvidas noções gerais que auxiliam na compreensão e correta interpretação do conteúdo dispositivo. O caráter eminentemente interdisciplinar do DIPr exige do estudioso conhecimento prévio de diversas disciplinas jurídicas, tais como Direito Internacional Público, Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Comércial e Direito Tributário.  
A legislação das diversas disiciplinas jurídicas que integra necessáriamente o estudo do DIPr, assim é apresentada sempre que aplicável ao conteúdo abordado.E nesse sentido, a proposta deste Manual, é também apresentar a regulamentação dos temas estudados no Direito Internacional Privado de maneira didática e organizada.  Em cada capítulo, na secção referente ao conteúdo esquematizado, nos casos em que haja regulamentação brasileira, os artigos específicos que tratam da matéria são citados na íntegra, auxiliando na memorização do comando legal. Na seção relativa à jurisprudência, o objetivo é familiarizar o estudante com a prática dos tribunais, através da aplicação do conteúdo estudado em casos concretos. Exemplos de ementas que abordam diversos temas da mesma matéria contribuem para uma visão mais ampla, integrando teoria, a legislação e a prática dos tribunais. Por fim, cada capítulo incui seçã de exercícios, incluindo  questões abertas e questões de concursos públicos recentes. O  conteúdo do Direito Internacional Privado é  parte integrante não apenas  de provas de concursos públicos federais, mas de quaisquer concursos que abordem temas relacionados à disciplina.
Atualmente é inegável a influência dos conteúdos cobrados por bancas de concursos públicos no estudo do direito. A proliferação de cursos preparatórios e obras jurídicas que suprem a demanda de milhares de candidatos à cargos públicos é uma realidade do ensino jurídico no Brasil. Nesse sentido, não se pretende substituir as obras doutrinárias, mas oferecer suporte adicional ao estudo da disciplina. Nesse sentido, este Manual também constitui resposta às demandas dos alunos dos cursos de graduação e preparatóriosue tive a oportunidade de lecionar desde 2004. O interesse constante dos alunos no “lado prático” da disciplina, que longe dos contratos internacionais, situa-se nas questões de concursos públicos, motivou a criação deste  Manual.

Wednesday, 18 July 2012

Direitos dos Estrangeiros by Tatiana Waisberg

Direitos dos Estrangeiros Direitos dos Estrangeiros

O Estatuto Jurídico dos Estrangeiros no Direito Brasileiro

by Tatiana Waisberg

O objetivo deste livro é apresentar a disciplina afeta aos direitos dos estrangeiros no ordenamento jurídico brasilieiro de maneira didática e comprometida com a evolução do tema nos tribunais. Não se trata de obra de doutrina, mas espécie de guia destinado a introduzir o leitor ao assunto. Diferente dos textos doutrinários, neste estudo o assunto é apresentado sob três prespectivas predominantes: a regulamentação do assunto por parte da legislação brasileira, a jurisprudência dos tribunais brasileiros e as questões de provas de concursos público que abordam assuntos relativos à condição jurídica do estrangeiro.


Publication Date:
 18 2012
ISBN/EAN13:
1478259310 / 9781478259312
Page Count:
174
Binding Type:
US Trade Paper
Trim Size:
6" x 9"
Language:
Portuguese
Color:
Black and White with Bleed
Related Categories:
Law / Emigration & Immigration
https://www.createspace.com/3939899

Tuesday, 3 July 2012

War on Terror at Peripheral International Relations: the conflict between Ethiopia and Eritrea (2012) and the legitimization of use of force discourse against passive terrorism support

This article approaches the subject related to the use of force against terrorism in the light of international law in order to reveal the paradigm shift regarding political and legal discourse regarding this issue. The argument is developed through concrete cases that demonstrate the outcome of a new discourse regarding use of force at peripheral international relations.

http://seer.bce.unb.br/index.php/MED/article/view/6979

A Guerra contra o Terror nas Relações Internacionais Periféricas: o conflito entre Etiópia e Eritreia (2012) e a legitimação do discurso do uso da força contra o suporte passivo ao terrorismo

O artigo aborda o tema do uso da força contra o terrorismo à luz do Direito Internacional com o objetivo de demonstrar a mudança de paradigma referente ao discuso politico e jurídico referente ao tema. O argumento é desenvolvido através de casos concretos que demonstram a emergência de novo discurso referente ao uso da força nas relações internacionais periféricas.

http://seer.bce.unb.br/index.php/MED/article/view/6979